top of page

Desculpe o transtorno, preciso falar do Orkut.



Quem nunca se emocionou ao abrir sua página e perceber que havia recebido um depoimento? Ou passou horas cuidando de sua pequena plantação em colheita feliz? Sem falar, nos Buddypokes onde você podia ter um avatar animado totalmente customizado para que pudesse interagir com seus amigos. Comunidades como: “Eu odeio acordar cedo”, “Te incomodo??Que pena!!”,” Deus me disse: desce e arrasa” fizeram parte da rotina de milhões de brasileiros durante um bom tempo.


Sim, estamos falando da primeira rede social que virou febre em todo Brasil, o hoje extinto, Orkut. Criado em 2004 por Orkut Buyukkokten, um programador do Google, inicialmente visando apenas de atingir o público norte americano, oferecendo uma forma das pessoas fazerem amigos, negócios e até encontrar alguém especial em uma rede.


Esta rede social começou de uma forma bem restrita, na qual só era possível fazer parte ao receber um convite, se tornando um membro, cada pessoa poderia repassar mais 10 convites, isso despertou a curiosidade brasileira, e não demorou muito para cair nas graças do povo tupiniquim, seguido dos indianos. Logo em 2005, os desenvolvedores disponibilizaram uma versão em português, liberando posteriormente o cadastro livre para qualquer usuário.


O Orkut experimentou sua era de ouro em constante ascensão entre 2006 e 2008, chegando a transferir sua sede da Califórnia para o Brasil cujo número de usuários já ultrapassava 40 milhões, superando os EUA e a Índia. A partir de 2011, a rede começou a perder um número constante de usuários, o que mais tarde levou o Google a tomar uma séria decisão. Em 30 de setembro de 2014 era anunciado o seu fechamento. Hoje completam 2 anos do fim do Orkut, até a data presente ainda se encontram disponíveis todos os arquivos da antiga social para serem baixados.

Posts mais lidos
Posts recentes
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Curte aí
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page