top of page

Retrô ou Vintage? Qual a diferença?


retro ou vintage

A palavra vintage caiu na moda e está sendo usada pelos designers para mostrar uma tendência crescente no mundo da moda e decoração, mas afinal, qual a diferença entre vintage e retrô?


Na verdade, os termos vintage e retrô se assemelham por se referirem a uma leitura visual de um tempo passado, tanto nas peças decorativas, vestuário e produtos em geral, a diferença fica na forma de utilização do produto em questão.


O termo “vintage” é usado para peças antigas recuperadas e que tem um forte apelo estético, nem sempre com uso de sua origem, sendo assim, uma antiga máquina de costura pode se tornar uma mesa de estudo e uma máquina de escrever uma peça decorativa. Já o termo “retrô” é mais usado em produtos lançados recentemente como uma releitura de tempos passados.


E nesse vai e vem do mundo do design, o que era novo se torna velho e o velho se torna novo.


Em geral estes produtos resgatam os períodos de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, o que tem acontecido é que o termo vintage também está sendo atribuído ao reúso de alguns objetos não tão antigos, como roupas com desgaste do tempo, móveis feitos de palhetes e diversos outros.

Isso acontece por uma mudança no aspecto psicológico de uma nova geração. Os mais maduros tem apresentado aos mais jovens uma espécie de saudosismo de uma época de felicidade e grandes desafios, os mais maduros por sua vez querem também resgatar um tempo que já se foi.


É como o Renato dizia: "... a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto, de tudo que eu ainda não vi." Índios - Legião Urbana


Então, aproveite a oportunidade para ir até a casa da Vovó e vasculhar os guardados antigos, você poderá encontrar muitas peças com conceito vintage e deixar sua casa extremamente chic, o que faz bem ao bolso e ao meio ambiente.


balança vintage
vintage - malas antigas
vintage - maquina de escrever
Vintage - Máquina de costura antiga

Percebendo esta disposição no consumidor, grandes empresas já investem em produtos retrô.

armário retro 2 portas

tv retro lg edição limitada

retro Batedeira Stand Mixer da Kitchen
frigobar retro brastemp geladeira

Posts mais lidos
Posts recentes
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Curte aí
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page