A importância e o significado das cores

Quando você resolve pintar a fachada da sua casa como você escolhe a cor? E a decoração interna, o que te faz definir uma cor ou outra?


Você sabia que as cores influencia em diversos aspectos além da estética?

Você sabia que as cores podem influenciar o seu humor, o conforto visual, a criatividade, a emoção e até o status de um ambiente, indivíduo ou empresa. Tudo isso é muito importante e pensado no desenvolvimento de qualquer projeto de design, seja gráfico, de ambientes, produtos ou serviços.


Veja abaixo a relação das principais cores e seus significados.

AZUL


O azul é uma cor fria, que nos transmite harmonia, frescor, tranquilidade e serenidade, paz (assim como o branco, porém de maneira mais sutil) em tons mais claros, nos remete também à água, higiene e frescor. Em contrapartida, também pode representar monotonia, depressão e frieza. Possui significado e importância religiosa em muitas culturas.


Tons mais escuros costumam ser bastante aplicados em ambientes corporativos, por conta de sua seriedade, confiança e poder. De certo modo tons muito claros de azul tranquilizam e acalmam, ambientes com excesso dessa cor podem causar sono. Todavia tons médios de azul podem despertar a criatividade.




CINZA


Por conta de sua neutralidade, muitas vezes esta cor está associada à intelectualidade, modernidade, futuro, compostura, conhecimento, estabilidade, sabedoria, ausência de emoção. No ambiente corporativo representa profissionalismo e responsabilidade. O cinza também é clássico e elegante, mas pode trazer consigo sentimentos como depressão e mal humor. No entanto, esta cor é muito usada para destacar outras cores quando trabalhadas em conjunto, sua formalidade o torna uma cor favorita para empresas que desejam transmitir autoridade, formalismo e seriedade.


AMARELO


O amarelo é uma cor bastante viva, das cores quentes é a mais clara, nos remete à alegria, felicidade, animação, prosperidade, entretenimento, otimismo. Também pode estimular o intelecto e focar a atenção em algo. Por conta de sua característica chamativa, é largamente utilizada em elementos gráficos quando necessita chamar ou direcionar a atenção a algo, sendo assim podemos encontrar exemplos em grande parte das sinalizações de trânsito.



ROXO


O roxo por sua vez é uma cor feminina muitas vezes associada ao misticismo e espiritualidade, mistério, à nobreza e realeza, luxo e riqueza, mudanças, dignidade, respeito e sabedoria, intuição e melancolia. Responsável por diminuir a sensação de ansiedade, o roxo é uma cor muito querida entre adolescentes por ser uma cor jovem e romântica, por conta disso é bastante empregada em produtos destinados à este tipo de público. Além disso, essa cor também é muito usada em produtos de beleza, artigos de luxo, tratamentos alternativos.



ROSA


O rosa representa o amor e romance, porém de uma forma bem menos agressiva que o vermelho. Em tons mais escuros esta delicada cor remete à feminilidade, desejo, sensualidade, afeto ao contrário de dos mais claros que nos trazem inocência, suavidade, saúde. O rosa possui um efeito positivo e motivacional, é uma cor que desestabiliza e reduz sentimentos de raiva e agressividade. Obviamente, esta cor é largamente utilizada em artigos e objetos femininos, mas também pode ser encontrada em produtos destinados ao sexo oposto, remetendo à modernidade.



VERMELHO


O vermelho é uma cor extremamente quente, é transmite a ideia de excitação, sedução, paixão e sexo, amor (de uma modo mais forte que o rosa), motivação, sangue, calor, fogo e vitalidade, guerra e perigo. O vermelho é uma cor bastante atrativa, pode remeter à ideia de urgência, ação e estímulo. Esta cor pode criar reações agressivas, e é empregada de forma estratégica associada ao amarelo em redes de fast food, por despertar a forme e estimular o apetite. Sua dinâmica permite o seu emprego em mensagens de atenção, liquidação de lojas, entre outras.



LARANJA


Energia é a melhor palavra que resume esta cor, todavia ela associa-se também ao calor e verão, ânimo, estímulo, euforia, atividade, sucesso, otimismo, espontaneidade e vivacidade, dinamismo, prosperidade, vitalidade, entusiasmo. É uma cor ativa que chama a atenção porém é mais agradável aos olhos em decorrência do vermelho, apesar de ser uma cor quente. Além de ser usada no setor alimentício, por conta de suas sensações transmitidas é largamente utilizada no setor esportivo além de ser utilizada quando precisa se chamar a atenção, equipamentos de segurança como coletes salva-vidas por exemplos, possuem esta cor por ela não ser muito comum na natureza e se destacar em meio à mesma.


VERDE


O verde é a cor da esperança, natureza, saúde, vida, liberdade. Incorpora alguns atributos do azul, como equilíbrio e harmonia por exemplo e é uma cor relaxante e suave. Tons mais claros desta cor estão muito associados a fatores ecológicos, orgânicos, sustentáveis e ambientais e são frequentemente aplicados em empresas relacionadas a este tipo de assunto. Remete à coerência e ponderação em ambientes corporativos e é muito utilizada em produtos no setor de higiene assim como a cor azul, por compartilhar a sensação de frescor.


MARROM


O marrom em si é uma cor bem sólida, firme e neutra assim como o preto, remete à confiança, tradicionalismo, segurança, natural e orgânico, sofisticação e serenidade. É a cor da madeira e da terra, por conta disso é associada à questões agronômicas e sustentáveis. Sua ideia de confiança e firmeza reforça o fato de seu uso no mobiliário. Esta cor também é muito usada em estabelecimentos comerciais alimentícios mais sofisticados, além de ambientes com o intuito de transmitir conforto, qualidade e elegância.


BRANCO


O branco é a união de todas as cores. Transmite paz, fé, simplicidade, tranquilidade, pureza, higiene, harmonia, neutralidade. Esta cor possui a vantagem de poder ser combinada com qualquer outra podendo exaltar o calor ou o frio dependendo da combinação, em vista disso é muito utilizada no design para criar contraste e destacar outras cores. O branco está fortemente presente na maioria dos vestidos de noiva por conta de sua pureza principalmente no âmbito da medicina.


PRETO

Entre as cores neutras o preto é a mais forte, e expressa elegância, poder, tradição, nobreza, discrição, autoridade, curiosidade, mistério, estilo, superioridade, respeito, além de sentimentos como luto, morte, solidão, tristeza, medo, ocultismo, dor e melancolia. Do mesmo modo como o branco, ele pode ser combinado com as mais diversas cores para expressar diferentes ideias e significados, em vista disto, é uma cor bem versátil e flexível para ser trabalhada. O preto é largamente utilizado em artigos de luxo, escritórios empresariais como engenharia e advocacia, além de representar formas minimalistas juntamente ao branco, no campo do design, que também se apropria desta cor para dar destaque à informações tipográficas.

#significadodascores #cores #design #composição #importanciadascores #significado

Posts mais lidos
Posts recentes
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Curte aí
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Origem Brasil Design ® 2019

Todos os direitos reservados